O templo Wat Pa Luangta Yannasampanno, mais conhecido pelo templo do tigre, ou Wat Pa Luangta Bua, é mais conhecido que a famosa ponte sobre o Rio Kwai, e encontra-se localizado no distrito de Saiyok, na provincia de Kanchanaburi e dista desta cidade cerca de 38 quilómetros, não longe da fronteira com o Myammar.
Foi fundado em 1994 como um templo florestal e santuário de animais selvagens numerosos. Em 1995 ele recebeu a Imagem de Jubilee Buda de Ouro, feita de 80 quilogramas de ouro.
O monje do templo, Pra Acharn Phusit, desde 1999 que se dedica a recolher animais abandonados ou ofertados pelos aldeões. Quando alguns filhotes dos tigres órfãos foram encontrados na floresta vizinha e trazidos para o templo o monje ficou imensamente satisfeito e desde ai que o número de animais, bufalos, cabras, veados, javalis, tem vindo a aumentar encontrando-se neste momento 18 tigres.
No inicio deste projecto o templo do tigre tinha pouca reputação, porém com o passar dos anos passou a ser bem conhecido.
Os animais andam em liberdade e os tigres em particular são soltos pela tardinha, e os turistas podem neles tocar, sem receio e tirar fotos.
Este monje é considerado um ser superior por lidar com animais selvagens sem que estes lhe façam mal. Muitos indagam se os animais estão drogados, e isto é uma ofensa para o reputação do monje.
Este mosteiro visitei, porém às horas que lá fui, os tigres esses já tinha recolhido a seus aposentos, estava um dia de chuva e pouco ou nada vi, mas lá voltarei um dia deste.
Sem comentários:
Enviar um comentário