MOSTEIRO DO ELEFANTE

MOSTEIRO DO ELEFANTE

sábado, 17 de julho de 2010

SUPHAN BURI

AS BOAS VINDAS À CIDADE DE SUPHAN BURI
PLACA DO HOTEL ONDE FICÁMOS


FOLHETO DO HOTEL

UM DOS GUARDIÕES DO HOTEL
Havendo dois dias de feriados seguidos de sábado e domingo, aproveitando que as filhas, as mais novas não terem aulas e a mais velha poder usuferir deste feriados, seguimos na manhã do dia 17, para a cidade de Suphan Buri, conosoco seguiu uma vizinha nossa, natural daquela cidade, que ao saber que nós para lá seguiamos, nos pediu uma boleia.

A cidade de Suphan Buri dista de Bangkok cerca de 169 quilómetros e fica situada nas margens do rio Tha Chin.

Esta importante cidade, foi fundada no perido Dvaravati, no ano Gregoriano de 877, sendo o seu primitivo nome de Mueang Thawarawadi Si Suphannaphumi, , tendo seu nome sido mudado para U-Thong antigo principe e fundador do renio de Ayutthaya, passando o seu actual nome dado pelo rei Khun Luang Pha Ngua.

SUPHAN nome original da lingua Sanskrit designando Suvama (Devanagari) que siginifica OURO.

BURI, igualmente provoniente da língua Sanskrit significa CIDADE. Como tal e literalmente lida entende-se como CIDADE DO OURO.



Foi nesta viatura que fizémos a viagem que decorreu maravilhosamente, embora o tráfego fosse imenso na saída de Bangkok.

Esta bela cidade de Suphan Buri tem uma cultura muita rica e seus templos são muito afamados é deles que me irei referir nos capítulos seguintes.

Ao chegarmos à cidade a nossa vizinha ainda nos acompanhou ao hotel, avendo as belas instalações onde ficámos alojados, num quarto VIP com ligação ao quartos das filhas e como uma bela sala de estar, o preço da estada por dia ficou em 3 mil baths, 59 euros, pelos quartos duploes incluindo um pequeno almoço buffet, mas depois não quis ir conosco almo;ar tomando um dos autocarros locais para se deslocar a sua casa e nós seguimos para um restaurante sito a uma margem do rio e ali descansadamente almoçamos, eu porém tive que fazer uma abestinência forçada pois bebidas alcoólicas era proibido a sua venda e como tal o seu consumo devido a ser feriado religioso, bem isto só na Tailândia.
========================================================




Nos dias 17 e 18 de Julho de 2008 e conforme o canlendário lunar tailandês, estes dias foram feriados nacional, conhecidos por KHAO PHANSA ou BUDDHIST LENT, que significa o começo do período em que os bonzos, (monjes) budistas tailândeses se recolhem nos seus mosteiros durante a época das chuvas que vai até ao mês de Outubro.

KHAO PHANSA, feriado budista também conhecido por ASALABUCHA, dia este em que comemorado o primeiro sermão do Buda aos seus priemiros cinco discipulos. Este é um dia sagrado em virtude dos acordos efectuados com o Buda, Dharma e Sangha.

A cidade de Bangkok nestes dias, que este ano coincidram numa quinta sexta-feira, seguindo-se sábado e domingo, prolongando-se assim o feriado por quatro dias , ficando a cidade de bangkok quase deserta.

Não fugindo à regra, eu e familia fomos para a cidade de Suphan Buri e arredores visitar a cidade e orar-mos em templos budista que a seguir mais promonorizadamente irei descrever.

Durante este periodo não é permitido aos bozos dormirem fora dos seus mosteiros.



É nestes dias que os fiéis, povo tailândes compram e ofertam aos templos enormes velas, lindamente trabalhadas.

O ALTAR DO MOSTEIRO


CENTENAS DE TARTARUGAS NUM TANQUE QUE CHEIRAVA BEM MAL


IMENSOS MACACOS DE VÁRIAS RAÇAS EM CATIVEIRO




IMAGEM DE UM POBRE PEDINDO PERDÃO PELAS SUAS FALTAS



UM IDOSO DORMINDO NUMA ARVORE FUGINDO DOS LOBOS QUE O PERSEGUIAM






O ARTICULISTA JUNTO A UMA ESTÁTUA DE ELEFANTE COM GUERREIROS AO LADO





UMA BONZA FLUTUANDO, NA POSIÇÃO QUE O LORDE BUDA USAVA PARA DORMIR, OS TAILANDESES ACHAM QUE ESTA FORMA DE FLUTUAR É UM DOM DIVINO E COMO TAL VENERAVEL.








A MESMA BONZA FLUTUANDO DEITADA E UM FIEL LANÇANDO MOEDAS PARA A PISCINA







A BONZA FLUTUANDO E ORANDO, OS CRENTES VEM NESTAS ÁGUAS MILAGROSAS UM DOM DADO PELO BUDA, E COMO TAL QUE NEM SE LAVAR AS SUAS DORES CORPORAIS DEIXAM DE EXISTIR, BEM, EU PASSEI UM POUCO DE ÁGUA PELA PERNA DIREITA QUE ME DOIA E NA ALTURA PASSOU, MAS DEPOIS ESSA MESMA DOR CONTINUA A PRESISTIR.




A BONZA ORANDO ANTES DE SE LANÇAR NA PISCINA

-------------------------------------------------


COMO SE PODE DEDUZIR A CRENÇA DO POVO TAILANDÊS OU A SUPERTIÇÃO É IMENSA, POIS CREI EM TUDO QUE SEJA INVULGAR E VÊ NISSO CASOS MILAGROSOS E COMO TAL A QUEM DEVEM ADORAR.


======================================================



SUPHAN BURI - WAT PALAYLAI

O ARTICULISTA JUNTO A UMA IMAGEM ENORME DE UMA VESPA
IMAGEM DE UM DEUS DA SORTE NO MOSTEIRO VISITADO


PLACAS DOURADAS ONDE SE ESCREVE O NOME DA PESSOA SOLICITANDO AS GRAÇAS DOS DEUSES


UM FOLHETO POSTADO NUMA ARVORE COM A FOTO DE UM POLITICO LOCAL FAZENDO PROPAGANDA A ESTE MOSTEIRO



UMA ÁRVORE ENVOLVIDA EM PANOS, SIGNIFICANDO SER UMA ÁRVORE SAGRADA E COMO TAL NÃO PODE SER ABATIDA.
-----------------------------------------------------------------
TEMPLO BUDISTA CUJO NOME É WAT PALAYLAI, TRAZENDO COMIGO OS FOLHETOS MESMO MAS ESCRITOS EM TAILÂNDES.
ESTE MOSTEIRO COMPOSTO POR VÁRIOS TEMPOS TEM UMA PARTICULARIDADE, AS SUAS PAREDES SERVEM DE NINHOS DE VESPAS, QUE PARA OS TAILANDESES É UMA FACTO SAGRADO E COMO TAL AS VEPAS SÃO ADORADAS, COMO SE PODE VER NA FOTO ACIMA INSERIDA, A ESTATUA DE UMA VESPA ENORME ONDE OS FIÉIS VÃO VENERAR E PARA DAR SORTE PASSAM TRÊS VEZES POR DEBAIXO DA BARRIGA DA MESMA.
=========================================================

SUPHAN BURI - MOSTEIRO

NUM MOSTEIRO BUDISTA TAILANDES, CUJO NOME NÃO TOMEI NOTA, O ARTICULISTA ORANDO, DEITANDO ÁGUA SAGRADA, DA GARRAFA PARA UM COPO, LANÇANDO-A DEPOIS JUNTO DE UMA ARVORE DO MOSTEIRO.

O ARTICULISTA FAZENDO UMA OFERTA AO BONZO E ORANDO POR ALMA DE SEU IRMÃO AMIS NOVO QUE FALECEU NO DIA 25 DE JUNHO DE 2008
O ARTICULISTA JUNTO DA IMAGEM DO BUDA NO MOSTEIRO VISITADO



UM CHEDI NO MOSTEIRO VISITADO, O TOPO DO MESMO É EM ESTILO KHMER.

Sem comentários:

Enviar um comentário