MOSTEIRO DO ELEFANTE

MOSTEIRO DO ELEFANTE

sábado, 17 de julho de 2010

WAT PHRA THAT LAMPANG LUANG

Wat Pra That Lampang Luang Thai: วัดพระธาตุลำปางหลวง é um templo budista e se encontra na cidade de Lampang - Tailândia.


Etmologia

As primeiras palavras, prathat, significam relíquias de Buda (Phra significa monje e That significa essência) . A segunda palavra Lampang é o nome da localidade , a terceira palavra Luang, significa Grande. Todas elas juntas poderemos traduzir literalmente como sendo, Templo de Lampang Grande Relíquia de Buda.

Significado

O templo contém as reliquias do Lord Buda. As relíquias são compostas por ossos e cinzas que se acredita terem sido recolhida após a cremação do lord Buda. As reliquias estão colocadas no Chedi do templo.

História

Ali se podem ver alguns buracos provocados por disparos de armas de fogo, espingardas portuguesas usadas na altura, nas armações de ferro do templo, buracos esses provocados pelos dispáros do legandário herói Nan Thipchang, e acessores da casa de Chao Ched Ton (sete príncipes) que governavam o reino de Lanna como vassalo do reino do Sião, durante as eras de Thonburi e Ratanokosin.

Os disparos efectuados mataram os chefes das tropas birmanesas que na altura ocupavam a zona de Lampang, dando assim início à explusão dos mesmos.








UMA IMAGEM DO MOSTEIRO PRINCIPAL PODENDO-SE VER O SEU ENORME CHEDI






FIÉIS ORANDO NUMA ZONA DO MOSTEIRO






O ARTICULISTA SEMPRE QUE VAI AO NORTE UM DOS LOCAIS DE SUA PERIGRINAÇÃO É ESTE FAMOSO E MUITO CONCORRIDO MOSTEIRO, ONDE ORA E FAZ ALGUNS DONATIVOS, ESCREVENDO EM PAUS E PANOS QUE ENVOLVERÃO O TEMPLO, SOLICITANDO A AJUDA DO LORD BUDA.





O ARTICULISTA JUNTO AO TEMPLO PRINCIPAL






O ARTICULISTA ESCREVENDO DOLICITANDO A AJUDA DO LORD BUDA






ESTE PULPITO FOI CONSTRUÍDO NO ANO DE 1772












O ARTICULISTA FAZENDO UMA PEQUENA DOAÇÃO





OS BURACOS DAS BALAS E UM LETREIRO ALUSIVO AO MESMO






ESTE TEMPLO É UM DOS EX-LIBRIS DA CIDADE DE LAMPANG, SENDO PONTO DE PEREGRINAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS QUE LÁ VÃO ORAR POR ESTA ALTURA DO ANO, OU SEJA PELA PASSAGEM DO ANO NOVO TAILÂNDES.

o ARTICULISTA CADA VEZ QUE VAI AO NORTE É UM LOCAL OBRIGATÓRIO QUE TEM QUE VISITAR, E ESTE ANO NÃO FOI EXCEPÇÃO.

2 comentários:

  1. Estimado Amigo António,gostei muito de suas postagens sobre os Mosteiros,muito bonitas e elucidativas.Parabéns pela maneira esclarecedora com que seus artigos são abordados.Que LORD BUDA lhe dê muita saúde e tudo de bom para o Amigo e suas exmas. famílias. Um abraço da Amiga Rosaura.

    ResponderEliminar
  2. Muito interessantes estes posts e extremamente informativos. Obrigada, caro Antonio

    ResponderEliminar