Wat Sothon
Este templo está na área municipal pela do Rio de Pakong. Construido durante o Período de Ayutthaya, com o seu nome original era Wat Hong, ele é a posição de Phra Phutthasothon ou Luang Pho Sothon, a imagem de Buda importante na atitude da meditação com uma largura de 1.65 metros e uma altura de 1.48 metros de altura. Segundo a lenda, esta imagem de Buda tinha sido encontrada a flutuar ao longo do rio, antes de ser colocado neste templo. A imagem original era uma bela imagem de Buda, mas depois mais tarde o cimento foi colocado na imagem para impedir do roubo. Os fieis vêm de todo o país para pagar promessas e cobrindo esta imagem, mais reputada, colando folhas douradas na imagem.
O novo alto ubosoth do templo de Sothorn Wararam Waravihan nunca deixa de atrair a atenção dos visitantes. Depois de 15 anos de construção, o ubosoth gracioso e enorme foi inaugurado no ano de 2006. Ele reflete a fé forte da gente local e do budismo. O pico é 84 metros de altura. É decorado com cinco guarda-chuvas de ouro que pesam um total de 77 quilogramas. Isto é provavelmente o maior ubosoth do mundo.
Os adoradores vêm de longe em volta para pagar a homenagem a Luang Pho Sathorn e um grande grupo de 20 outras imagens de Buda. As bailarinas tailandeses que se encontram no templo antigo, são pagas para dançar em honra do Lord Buda.
Segundo a lenda, Luang Pho Sothon foi encontrado a flutuar abaixo a Pancada Rio de Pakong junto ao actual templo. Os esforços para recuperá-lo foram mal sucedidos até que um aldeão mandasse erigir um pequeno relicário no sítio e executasse uma cerimónia dando as boas-vindas à imagem e à comunidade.
Wat Sothornwararamworaviharn ou Wat Hong é o templo mais antigo na Província de Chachoengsao.
Um ubosot (tailandês: ุโบสถ์ ou curto bot tailandês: o โบสถ์) é um edifício em estilo Budista Wat. É a sala de oração mais sagrada, também chamada "a sala de ordenação" como é onde as ordenações se realizam.
Um ubosoth está dentro de um limite formado por oito pedras de sema (tailandês: o ใบเสมา) que separam o sagrado do profano, e assim se diferenciam de um viharn (วิหาร). As pedras de sema de fato estão em cima e marcam o Luk Nimit (tailandês: ูกนิมิต), esferas de pedra enterradas nos pontos cardeais da bússola que delineia a área sagrada. Tanto ubosoth como viharns são tipicamente casas com imagens de Buda.
========================================================
Após uma férias na famosa estância balnear da Pattaya, e no regresso a Bangkok, uma vez mais fui visitar a cidade de Chaohoengsao, podendo agora admirar o novo War Sothorn, inaugurado em 2006 e cujas imagens acima se reproduzem.
Por diversas vezes o articulista já foi orar a este mui concorrido e venerado templo.
2 comentários:
Vivo em Santa Catarina no sul do Brasil.
O muito agradecida lhe fico por nos testemunhar tão belas coisas.
Maria Vieira da Silva