MOSTEIRO DO ELEFANTE

MOSTEIRO DO ELEFANTE

sábado, 17 de julho de 2010

CHAOCHOENGSAO




O articulista na sua primeira visita a este templo.

CHAOCHOENGSAO

A cidade de Chaochoengsao fica situada na parte central da Tailândia junto às margens do rio Bang Pakong, tendo sido construida no ano de 1549 durante o reinado do rei Maha Chakkraphat of Ayuatthaya e originalmente servia de centro de recrutamento do exercito existente na altura.


Durante o reinado do Rei Maha Thammaracha o reino se encontava enfraquecido e como tal esta cidade foi presa fácil para as tropas birmanesas. Pharaya Lawaek o Rei das forças Khmer consentrava muito do povo tailândes em várias cidades, entre elas a Chaochoengsao, utilizando-o como mão de obra.


Esta cidade fica localizada a Este da capital Bangkok e dista desta cerca de 83 quilometros e é servida por belas redes rodoviárias.

O nome vulgar dado a esta cidade é de Paet Riu, nome este que vem dos antigos e enormes peixes pescados nas águas do rio que banha a cidade, ocupa uma área de 5 351 quilómetros quadrados é rica em arrozais, frutas, pescado e suas orquideas.


A oeste das margens do rio Bang Pakong e a 2 quilómetros a sul da antiga muralha da cidade se situa o famoso Templo Wat Sothon Wararam Worawlhan, cujo primativo nome era Wat Hong onde se encontra uma das mais veneradas imagens, em toda a Tailândia, do reverendo Buda, chamado Phra Phutthasothon ou Luang Pho, ela tem 1,65 de largura por 1,98 metros de altura e se encontra revestida por folhas de ouro.


De acordo com a sabedoria popular nos finais da era de Ayutthaya, três irmãos, transportando consigo três imagens, em bronze, do Lord Buda, indo caminhando pelas margens do rio Bang Pakong junto à cidade de Prachin Buri, foram levados pelas fortes correntes do rio, tendo essas imagens sido vistas pelos habitantes da Sampathuan que usando cordas, as tentaram recolher essas mas em vão, as mesmas continuaram rio abaixo levados pela forte correnteza.


Essas imagens tinha vários tamanhos e a maior foi encontrada em Ban Laem junto a Samut Songkhram e a população local a recolheu e em sua homengem ergueram o templo chamado Wat Ban Laem. A imagem mais pequena foi encontrada em Samut Prakan e ali erguido um mosteiro Wat Bang Phii.

A terceira imagem de tamanho médio foi encontrada defronte onde hoje se ergue o mosteiro Wat Sothon, as primeiras tentavivas para recolher das águas a linda imagem, foram infurtiferas, só depois de ter sido erguida uma pequena imagem de Pha Phuttha Sothon , junto à margem do rio, conseguiram então recolher a imagem.


Segundo relatos antigos da população a primitiva imagem era lindissima, e havendo receio que fosse cobiçada por por pessoas menos escrupulosas, foi feito uma réplica em cimento e colocada no actual mosteiro Wat Sothon, hoje revestida a folhas de ouro.


Foi a esta cidade que me desloquei, acompanhado por nossas três filhas e minha companheira, no dia 2 de Março de 2007 a fim de prestar homengem ao Lord Buda e saldar a promessa feita por minha companheira, que era de ofertar 90 ovos de galinha cozidos, caso a nossa filha mais nova conseguisse entrar para a escola secundária Satri Witthaya 2 que se localiza junto a nossa casa, no bairro Lá Ni Há 5, em Bangkok.


Eram cerca das 09.00 horas quando de casa saimos levando no porta bagagem de nossa viatura os respectivos ovos, que nessa manhã tinha sido cozidos e colocados em embalagens própias. A viagem essa decorreu traquilamente embora o tráfego não fosse muito intenso, só parcámos a viatura perto do templo eram cerca das 10.30 horas da manhã.


Embora fosse ainda o movimento no mosteiro era imenso, como é habital diariamente, defronte do mesmo, do lado da estrada, muitas lojas vendiam imagens, ovos, baldes de plástico cheios de comida e utensilios próprios para os bonzos, nada comprámos pois nós iriamos orar e pagar a promessa, para tal levavamos já conosco, além dos ovos, flores, velas e pivetes.


Nas imagens acima inseridas se pode ver a nossa mais velha transportando para o mosteiros as caixas com os ovos e na foto da direita a minha companheira e filha mais nova preparando-se para fazerem a oferta dos ovos, teriam primeiro que descascar alguns.


Nesta imagens se podem ver mãe e filha descascando alguns ovos e na outro foto alguns dos fiéis orando. ( Pena é não saber colocar aqui no blog)


Neste recinto onde se encontra a sagrada imagem do Buda Sothon Wararam Worawlhan e ouras imagens de outros Budas, aqui não se queimas velas ou pivetes nem se colocam flores, somente se medita e ora e ali se deixando as oferendas cerca de 15 a 20 minutos, as quais depois são recolhidas e levadas para casa, nesse intervalo de tempo, na sala anterior a esta dos altares se queimas as velas e os pivetes e se colocam as flores, como poderáo ver nas imagens seguintes.
Aqui se pode ver o signatátio acendendo os pivetes e levando consigo uma vela de cor amarela e três flores de lotus, os sapatos esses os tinha deixado junto a uma das prtas de acesso aos altares.


Para os europeus estas práticas poderão ser bizarras, ms elas contém imensa fé e amor.


No vasto salão da entrada ali se poderá ver um grupo de bonitas moças dançando para o Lord Buda, dançam sempre desde que os fiéis lhe deiam algum dinheiro, garrafas de óleo também se pode ali adquirir assim como flores e velas.


As moças trajando a rigor dançando ao som de músicas tailândesas.


Numa das travessas ao aldo do mosteiro, Wat, muitas lojas vendiam imagens do Lord Buda e outras lembranças do local, havendo como sempre muitas bancas vendendo bilhetes de lotaria pois segundo as crenças deste povo esses bilhetes comprados nos mosteiros dão sorte, pura fantasia, mas enfim!...


Depois de termos orada e feito a oferta das flores fomos ver as redondezas e estas fotos acima insridas são dois desses aspectos, de seguida a minha companheira foi então buscar os ovos.


Na foto da esquerda foi o amuleto que eu comprei, na foto da direita a minha companheira trazendo os ovos, os quais levamos para a vitura, tenho eu, por essa altura comido dois, pois a fome estava já a apertar e dali até ao almoço não sabia quanto tempo faltaria.


As filhas quiseram comprar algumas goluseimas e o fizeram comprando ilhame, pedaços de abóbora amarela seca e bem gostosa assim comos outras iguarias.
Dali saimos tendo percorrido parte da cidade mas não conseguindo regressar ao mesmo local se ajuda preciosa de um amavel habitante que teve a amabilidade de nos escoltar em sua moto indicando-nos o caminho de regresso para a zona do mosteiro.


Naquela zona já nos podemos orientar e seguimos então até ao centro comercial Carrefour onde no restaurante MK almoçamos, a comida essa, como sempre ao nosso gosto, ali nos deliciámos com vários pratos de comida como podem ver pelas fotos.


Por todos estes acepipes, mais as águas, uma cerveja, uma sobremesa e um café paguei a módica quantia de 898 Baths ou sejam cerca de 17,60 euros.


Dali saimos com a barriga bem cheia tendo seguido para a vila de Bang Khla que distava ainda cerca de 17 quilómetros da cidade de Chachoengsao, onde pensava-mos ir encontrar uma feira de frutas, mas chegados a essa vila fomos informados que a mesma tinha já terminado e que de novo se realizaria no próximo ano. Percorremos ainda algumas artérias da vila, tentamos visitar um mosteiro mas se encontrava encerrado, vi sim uns tuk tuk muito originais parcados à porta de um mercado e dos quais não resiste a tirar uma foto.


A minha companheira ainda parou à saida da vila e ali comprou uns quilos de mangas ainda verdes, um tipo de manga que é assim comida, são bem gostosas e doces as quais se comem depois de lhes ser retirada a pele e acompanhadas de um mollho acre e doce um pouco picante.


Regressámos calmante à cidade de Bangkok não pelas mesma via que tinhamos utilizado na ida, eram cerca das 17.00 horas quando parcámos a viatura no jardim de nossa casa.

Dando graças aos Deuses por uma vez nos terem ajudado.


Mas antes de findar este artigo direi ainda que no domingo dia 1 de Março levei as minhas filhas e a esposa à Igreja Nossa de Fátima onde fomos assitir à missa e agardecer a Nossa Senhora de Fátima ter ajudado a minha filha a entrada na escola já referida, pois a Ela tinha feito também o meu apelo e esse foi ouvido, como tal comprei duas velas e imagem de Nossa Senhora de Fátima que trouxe para casa.

Emocionado fiquei com os fiéis que enchiam toda a igreja, todos eles tailândeses, que na hora da comunhão todos eles respoderem à chamada, como se pode entender quando existe amor e farternidade todas as religiôes podem unir-se para bem de todos vivendo em paz e harmonia.


Dentro de dias iremos a um outro local agradecer a um outro Buda chamado Erawan que a forma de elefante e possuem 3 cabeças tal como se pode ver na imagem abaixo inserida.

Que Deus, o Buda ou Alá e todos os Deuses nos vão protegendo fazendo com as pessoas sejam mais faternas, para que o mundo torbulento em que vivemos possa ter paz e acha amor entre os homens, esta a minha humilde prece.

Bangkok, 3 de Março de 2550

Wat Sothon


Este templo está na área municipal pela do Rio de Pakong. Construido durante o Período de Ayutthaya, com o seu nome original era Wat Hong, ele é a posição de Phra Phutthasothon ou Luang Pho Sothon, a imagem de Buda importante na atitude da meditação com uma largura de 1.65 metros e uma altura de 1.48 metros de altura. Segundo a lenda, esta imagem de Buda tinha sido encontrada a flutuar ao longo do rio, antes de ser colocado neste templo. A imagem original era uma bela imagem de Buda, mas depois mais tarde o cimento foi colocado na imagem para impedir do roubo. Os fieis vêm de todo o país para pagar promessas e cobrindo esta imagem, mais reputada, colando folhas douradas na imagem.


O novo alto ubosoth (1) do templo de Sothorn Wararam Waravihan nunca deixa de atrair a atenção dos visitantes. Depois de 15 anos de construção, o ubosoth gracioso e enorme foi inaugurado no ano de 2006. Ele reflete a fé forte da gente local e do budismo. O pico é 84 metros de altura. É decorado com cinco guarda-chuvas de ouro que pesam um total de 77 quilogramas. Isto é provavelmente o maior ubosoth do mundo.

Os adoradores vêm de longe em volta para pagar a homenagem a Luang Pho Sathorn e um grande grupo de 20 outras imagens de Buda. As bailarinas tailandeses que se encontram no templo antigo, são pagas para dançar em honra do Lord Buda.

Segundo a lenda, Luang Pho Sothon foi encontrado a flutuar abaixo a Pancada Rio de Pakong junto ao actual templo. Os esforços para recuperá-lo foram mal sucedidos até que um aldeão mandasse erigir um pequeno relicário no sítio e executasse uma cerimónia dando as boas-vindas à imagem e à comunidade.
Wat Sothornwararamworaviharn ou Wat Hong é o templo mais antigo na Província de Chachoengsao.


Um ubosot (tailandês:  ุโบสถ์ ou curto bot tailandês: o โบสถ์) é um edifício em estilo Budista Wat. É a sala de oração mais sagrada, também chamada "a sala de ordenação" como é onde as ordenações se realizam.
Um ubosoth está dentro de um limite formado por oito pedras de sema (tailandês: o ใบเสมา) que separam o sagrado do profano, e assim se diferenciam de um viharn (วิหาร). As pedras de sema de fato estão em cima e marcam o Luk Nimit (tailandês: ูกนิมิต), esferas de pedra enterradas nos pontos cardeais da bússola que delineia a área sagrada. Tanto ubosoth como viharns são tipicamente casas com imagens de Buda.

========================================================

Após uma férias na famosa estância balnear da Pattaya, e no regresso a Bangkok, uma vez mais fui visitar a cidade de Chaohoengsao, podendo agora admirar o novo Wat Sothorn, inaugurado em 2006.



Sem comentários:

Enviar um comentário